MBA Gestão de Áreas Contaminadas, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Revitalização de Brownfields.

Corpo Docente

Coordenador
  • Claudio Augusto

    Claudio Augusto

    Cláudio Augusto Oller do Nascimento: Engenheiro Químico pela Universidade de São Paulo, mestre em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e doutor em Engenharia Química pela University of Salford. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Industriais de Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: neural networks, modelagem matemática, water treatment, processos fotoquímicos, biotecnologia.

Vice Coordenador
  • Wilson Ruggiero

    Wilson Ruggiero

    Wilson Vicente Ruggiero: Engenheiro Elétrico pela Universidade de São Paulo, mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo e doutor em Computer Science pela Universidade da Califórnia, Los Angeles. Atualmente é professor Titular da Universidade de São Paulo, departamento de Engenharia de Computação, diretor do LARC - Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores e presidente do Conselho de Inovação e Pesquisa - Scopus Tecnologia S. A.

Docentes
  • Andreas Marker

    Andreas Marker

    Andreas Marker: PhD em Geologia atua desde os anos 1980 como consultor, pesquisador e docente na esfera publica e privada no assunto de proteção de solo e águas subterrâneas e recursos minerais, tanto no estabelecimento de marcos técnicos e legais como na capacitação nestes temas. Trabalha em questões relacionadas aos usos sustentável do solo, desenvolvimento urbano, gestão de áreas contaminada e mineração, atualmente desenvolvendo atividades junta a sua empresa Synergia na esfera publica e privada no Brasil, em Bogotá, Colômbia e no âmbito de projetos do governo alemão e da União Européia.

  •  
  • Carolina Afonso Pinto

    Carolina Afonso Pinto: Engenheira Química pelo Instituto Mauá de Tecnologia, mestre em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo, doutora em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo e possui Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Tratamento e Aproveitamento de Rejeitos.

  •  
  • Fabio Moreno

    Fabio Moreno

    Fábio Netto Moreno: Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina, PhD em Ciências do Solo pela Massey University - Nova Zelândia, Pós-Doutor pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Trabalha na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) desde 2008 e também é professor do curso de Pós-Graduação em Química Ambiental das Faculdades Oswaldo Cruz.

  • José Ismael Lutti

    José Ismael Lutti

    José Eduardo Ismael Lutti: Possui graduação em Direito. Ingressou no Ministério Público de São Paulo em 1988. Foi Promotor de Justiça do Meio Ambiente de São Paulo (2006/2016) é Procurador de Justiça desde 2016. Foi conselheiro do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA, do Fundo Estadual de Defesa de Direitos Difusos e Professor convidado da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo.

  • Luisa Gonzalez

    Luisa Gonzalez

    Luisa Aleyda García González: Graduada em Matemática pela Universidade da Havana, mestre e doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo com ênfase em e-learning, Pós-doutoradopelo Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Universidade de São Paulo.Atua na área de e-learning, especialmente em Tecnologia e Metodologia Educacional.

  • Luiz Ferrari

    Luiz Ferrari

    Luiz Carlos Kauffman Marasco Ferrari
    Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, mestre em Geofísica pela Universidade de São Paulo e doutor em Hidrogeologia pela Universidade de São Paulo. Possui 15 anos de experiência como consultor independente e pesquisador na área de modelagem de fluxo de água subterrânea e transporte de contaminantes em meios porosos, tendo realizado perto de 150 projetos com as maiores empresas de serviços ambientais do Brasil.

  • Mara Lemos

    Mara Magalhães Gaeta Lemos: Bióloga, Mestre em Ecologia pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Trabalha na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Co-autora dos valores orientadores para solo e água subterrânea de São Paulo. Coordenadora técnica do curso CETESB “Prevenção e Controle da Poluição do Solo e das Águas Subterrâneas” e desenvolve critérios de qualidade do solo e água subterrânea desde 1992.

  • Marcelo Seckler

    Marcelo Seckler

    Marcelo Martins Seckler: Possui graduação pela Escola Politécnica de São Paulo, mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos e doutor em Engenharia Química pela TUDelft da Holanda. Foi professor associado pela TUDelft. É professor associado no DEQ da Escola Politécnica da USP. Tem experiência nos seguintes temas: processos de separação, principalmente cristalização e adsorção, desenvolvimento de processos químicos. Foi presidente e atualmente é membro do conselho superior da ABEQ-Associação Brasileira de Engenharia Química. Tem 24 anos de experiência em assessoria a indústrias pelo IPT.

  • Marilda Ramos Vianna

    Marilda Mendonça Guazzelli Ramos Vianna: Engenheira Química, mestre, doutora e pós-doutora em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Há mais de dez anos é pesquisadora associada do INCT-EMA-Poli-USP coordenando pesquisas em desenvolvimento de novos catalisadores para oxidação química de poluentes orgânicos. Coordena projetos que empregam tecnologias de investigação em alta resolução e tempo real para caracterização de áreas contaminadas. É pesquisadora do projeto Recuperação de Áreas Contaminadas e Extração de Minerais de Rejeitos por Biorremediação (Vale/FUNTEC-BNDES/USP). Participa da coordenação do grupo que está elaborando o Guia de Modelo Conceitual pelo Nicole Brasil. Também atua na área de ensino a distância como professora, supervisora técnica-científica e na elaboração de materiais didáticos.

  • Monica Sutermer

    Monica Sutermer

    Monica Machado Stuermer: Engenheira Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e doutora em Engenharia de Solos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professora adjunta da Universidade Presbiteriana Mackenzie entre 1997 e 2014 e atualmente leciona na Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura Belas Artes e no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbi.

     
  • Paulo Lima

    Paulo Lima

    Paulo Lojkasek Lima: Geólogo formado pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, mestre em Hidrogeologia pela University of Waterloo, Canadá. Pesquisador e Doutorando do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas do Instituto de Geociências da USP (CEPAS-IGc). Possui 17 anos de experiência no mercado de consultoria em Investigação e Remediação de áreas contaminadas, tanto no Brasil como no exterior. Atualmente é Sócio e Diretor Técnico da empresa Hidrodinamica Consultoria Ltda. Atua como Professor Convidado das disciplinas ligadas à Hidrogeologia de Contaminantes dos Cursos de Pós-Graduação em Gerenciamento e Remediação de Áreas Contaminadas do Centro Universitário SENAC (Campus Santo Amaro) São Paulo e do Curso de Extensão Universitária em Investigação Geoambiental da UNICAMP.

  • Reginaldo Bertolo

    Reginaldo Bertolo

    Reginaldo Antonio Bertolo: Geólogo graduado pela Universidade de São Paulo, mestre e doutor em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia) pela Universidade de São Paulo. É professor Livre-Docente do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo e diretor do CEPAS - Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas - USP. Atua nas linhas de pesquisa de geoquímica de águas subterrâneas, poluição de aquíferos e gestão de qualidade de águas subterrâneas.

  • René Schneider

    René Peter Schneider: Graduação e doutorado em Ciências Naturais pelo Politécnico Federal de Zurique, Suíça. Atualmente é Professor Doutor no Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Pesquisa na área de biotecnologia ambiental, com ênfase em biofilmes, atuando principalmente nos seguintes temas: aspectos fundamentais da formação de biofilmes microbianos, biofouling de membranas filtrantes (microfiltração e osmose reversa), emprego de biofilmes na biorremediação de áreas contaminadas, biofilmes em usinas hidrelétricas (biocorrosão e biofouling) e no saneamento básico (biofouling, biorreatores e biofilmes em redes de distribuição de água potável) bem como na recuperação de rejeitos da indústria de mineração.

     
  • Vicente de Aquino Neto

    Vicente de Aquino Neto: Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiróz" - USP – Piracicaba, Pós-Graduado em Especialização pela Engenharia em Saúde Pública e Ambiental, mestre pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiróz" - USP – Piracicaba. Trabalha na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e é responsável por desenvolver procedimentos e normas regulatórias para a aplicação do sistema de gerenciamento de áreas contaminadas do estado de São Paulo.

  • Waltemir de Melo

    Waltemir de Melo: Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Instituição Fundação Cásper Líbero, Especialização em Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas. Gerente de relacionamento com a imprensa na Inform Comunicação (1983), consultor de comunicação corporativa, associado à CWM / Inform (1996), atendendo empresas nas áreas de tecnologia, processos industriais e financeira, CWM Comunicação independente (2001) e passou a atuar como consultoria especializada em nas áreas de Business Continuity Plan (BCP), administração de crises, comunicação de riscos, implantação de programas de sustentabilidade e engajamento de stakeholders.

  • Marcelo Monteiro da Rocha

    Marcelo Monteiro da Rocha: Possui graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia) pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor livre docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoestatística, atuando principalmente nos seguintes temas: mineração, ambiental e petróleo.

  • Sasha Hart

    Sasha Tom Hart: Geólogo pela Universidade de São Paulo e mestre em Tecnologia Ambiental pelo Imperial College de Londres. Doutorando do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Atua há mais de 20 anos com investigação, remediação e reabilitação de áreas contaminadas complexas, no Brasil e no exterior. Atualmente é Diretor-Sócio da empresa Elementar Ambiental Ltda e presta assessoria técnico-estratégica.

  •  
  •