MBA Gestão de Áreas Contaminadas, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Revitalização de Brownfields.

Corpo Docente

Coordenador
  • Claudio Augusto

    Claudio Augusto

    Cláudio Augusto Oller do Nascimento: Engenheiro Químico pela Universidade de São Paulo, mestre em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e doutor em Engenharia Química pela University of Salford. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Industriais de Engenharia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: neural networks, modelagem matemática, water treatment, processos fotoquímicos, biotecnologia.
Vice Coordenador
  • Wilson Ruggiero

    Wilson Ruggiero

    Wilson Vicente Ruggiero: Engenheiro Elétrico pela Universidade de São Paulo, mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo e doutor em Computer Science pela Universidade da Califórnia, Los Angeles. Atualmente é professor Titular da Universidade de São Paulo, departamento de Engenharia de Computação, diretor do LARC - Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores e presidente do Conselho de Inovação e Pesquisa - Scopus Tecnologia S. A.
Docentes
  • Andreas Marker

    Andreas Marker

    Andreas Marker: PhD em Geologia atua desde os anos 1980 como consultor, pesquisador e docente na esfera publica e privada no assunto de proteção de solo e águas subterrâneas e recursos minerais, tanto no estabelecimento de marcos técnicos e legais como na capacitação nestes temas. Trabalha em questões relacionadas aos usos sustentável do solo, desenvolvimento urbano, gestão de áreas contaminada e mineração, atualmente desenvolvendo atividades junta a sua empresa Synergia na esfera publica e privada no Brasil, em Bogotá, Colômbia e no âmbito de projetos do governo alemão e da União Européia.
  • Carolina Afonso Pinto

    Carolina Afonso Pinto: Engenheira Química pelo Instituto Mauá de Tecnologia, mestre em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo, doutora em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo e possui Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Tratamento e Aproveitamento de Rejeitos.
  • Fabio Moreno

    Fabio Moreno

    Fábio Netto Moreno: Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em Engenharia Ambiental Biológica pela Universidade Federal de São Carlos, PhD em Ciências do Solo pela Massey University - Nova Zelândia, Pós-Doutor pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo. Trabalha na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) desde 2008 e também é professor do curso de Pós-Graduação em Química Ambiental das Faculdades Oswaldo Cruz.
  • José Ismael Lutti

    José Ismael Lutti

    José Eduardo Ismael Lutti: Possui graduação em Direito. Ingressou no Ministério Público de São Paulo em 1988. Foi Promotor de Justiça do Meio Ambiente de São Paulo (2006/2016) é Procurador de Justiça desde 2016. Foi conselheiro do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA, do Fundo Estadual de Defesa de Direitos Difusos e Professor convidado da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo.
  • Luisa Gonzalez

    Luisa Gonzalez

    Luisa Aleyda García González: Graduada em Matemática pela Universidade da Havana, mestre e doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo com ênfase em e-learning, Pós-doutoradopelo Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Universidade de São Paulo.Atua na área de e-learning, especialmente em Tecnologia e Metodologia Educacional.
  • Luiz Ferrari

    Luiz Ferrari

    Luiz Carlos Kauffman Marasco Ferrari
    Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, mestre em Geofísica pela Universidade de São Paulo e doutor em Hidrogeologia pela Universidade de São Paulo. Possui 15 anos de experiência como consultor independente e pesquisador na área de modelagem de fluxo de água subterrânea e transporte de contaminantes em meios porosos, tendo realizado perto de 150 projetos com as maiores empresas de serviços ambientais do Brasil.
  • Mara Lemos

    Mara Magalhães Gaeta Lemos: Bióloga, Mestre em Ecologia pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Trabalha na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Co-autora dos valores orientadores para solo e água subterrânea de São Paulo. Coordenadora técnica do curso CETESB “Prevenção e Controle da Poluição do Solo e das Águas Subterrâneas” e desenvolve critérios de qualidade do solo e água subterrânea desde 1992.
  • Marcelo Seckler

    Marcelo Seckler

    Marcelo Martins Seckler: Possui graduação pela Escola Politécnica de São Paulo, mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos e doutor em Engenharia Química pela TUDelft da Holanda. Foi professor associado pela TUDelft. É professor associado no DEQ da Escola Politécnica da USP. Tem experiência nos seguintes temas: processos de separação, principalmente cristalização e adsorção, desenvolvimento de processos químicos. Foi presidente e atualmente é membro do conselho superior da ABEQ-Associação Brasileira de Engenharia Química. Tem 24 anos de experiência em assessoria a indústrias pelo IPT.
  • Marilda Ramos Vianna

    Marilda Mendonça Guazzelli Ramos Vianna: Engenheira Química, mestre, doutora e pós-doutora em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Há mais de dez anos é pesquisadora associada do INCT-EMA-Poli-USP coordenando pesquisas em desenvolvimento de novos catalisadores para oxidação química de poluentes orgânicos. Coordena projetos que empregam tecnologias de investigação em alta resolução e tempo real para caracterização de áreas contaminadas. É pesquisadora do projeto Recuperação de Áreas Contaminadas e Extração de Minerais de Rejeitos por Biorremediação (Vale/FUNTEC-BNDES/USP). Participa da coordenação do grupo que está elaborando o Guia de Modelo Conceitual pelo Nicole Brasil. Também atua na área de ensino a distância como professora, supervisora técnica-científica e na elaboração de materiais didáticos.
  • Monica Sutermer

    Monica Sutermer

    Monica Machado Stuermer: Engenheira Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e doutora em Engenharia de Solos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professora adjunta da Universidade Presbiteriana Mackenzie entre 1997 e 2014 e atualmente leciona na Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura Belas Artes e no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbi.
  • Nestor Kenji

    Nestor Kenji

    Nestor Kenji Yoshikawa: Geólogo formado pela Universidade de São Paulo, possui curso de extensão- especialização em Mining Engineeringand Processing/ IIMRD/Fuji/Japão, mestre em Engenharia Mineral da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, doutor em Engenharia pela Universidade de São Paulo, docente do Mestrado Profissional do Centro de Educação Tecnológica – CET/IPT/FIPT, pesquisador chefe do Laboratório de Resíduos, Áreas Contaminadas e Risco Ambiental.
  • Paulo Lima

    Paulo Lima

    Paulo Lojkasek Lima: Geólogo formado pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, mestre em Hidrogeologia pela University of Waterloo, Canadá. Pesquisador e Doutorando do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas do Instituto de Geociências da USP (CEPAS-IGc). Possui 17 anos de experiência no mercado de consultoria em Investigação e Remediação de áreas contaminadas, tanto no Brasil como no exterior. Atualmente é Sócio e Diretor Técnico da empresa Hidrodinamica Consultoria Ltda. Atua como Professor Convidado das disciplinas ligadas à Hidrogeologia de Contaminantes dos Cursos de Pós-Graduação em Gerenciamento e Remediação de Áreas Contaminadas do Centro Universitário SENAC (Campus Santo Amaro) São Paulo e do Curso de Extensão Universitária em Investigação Geoambiental da UNICAMP.
  • Reginaldo Bertolo

    Reginaldo Bertolo

    Reginaldo Antonio Bertolo: Geólogo graduado pela Universidade de São Paulo, mestre e doutor em Geociências (Recursos Minerais e Hidrogeologia) pela Universidade de São Paulo. É professor Livre-Docente do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo e diretor do CEPAS - Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas - USP. Atua nas linhas de pesquisa de geoquímica de águas subterrâneas, poluição de aquíferos e gestão de qualidade de águas subterrâneas.
  • René Schneider

    René Peter Schneider: Graduação e doutorado em Ciências Naturais pelo Politécnico Federal de Zurique, Suíça. Atualmente é Professor Doutor no Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Pesquisa na área de biotecnologia ambiental, com ênfase em biofilmes, atuando principalmente nos seguintes temas: aspectos fundamentais da formação de biofilmes microbianos, biofouling de membranas filtrantes (microfiltração e osmose reversa), emprego de biofilmes na biorremediação de áreas contaminadas, biofilmes em usinas hidrelétricas (biocorrosão e biofouling) e no saneamento básico (biofouling, biorreatores e biofilmes em redes de distribuição de água potável) bem como na recuperação de rejeitos da indústria de mineração.
  • Ricardo Hirata

    Ricardo Cesar Aoki Hirata: Geólogo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-doutorado pela Universityof Waterloo- Canadá. Professor Titular do Instituto de Geociências da USP e Vice-Diretor do CEPAS|USP. Foi consultor da UNESCO e da International Atomic Energy Agency (IAEA), Membro Assessor em Águas Subterrâneas do Banco Mundial (GW-Mate) e Professor Visitante na University of Calgary (Canadá) e na Universidad de Costa Rica (Programa CARA Canadá-Costa Rica). Foi Hidrogeólogo Sênior do Instituto Geológico (São Paulo), Hidrogeólogo Residente do CEPIS-Organização Mundial da Saúde (Peru) e Hidrogeoquímico Chefe do Departamento de Águas e Energia Elétrica (São Paulo). Atuou também como consultor da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS/OMS). Com mais de 30 anos de experiência, tem trabalhado em mais de 25 países em projetos de assessoria a governos, empresas e instituições de pesquisa, mas áreas de hidrogeologia, contaminação de aquíferos e gestão e governança dos recursos hídricos.
  • Vicente de Aquino Neto

    Vicente de Aquino Neto: Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiróz" - USP – Piracicaba, Pós-Graduado em Especialização pela Engenharia em Saúde Pública e Ambiental, mestre pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiróz" - USP – Piracicaba. Trabalha na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e é responsável por desenvolver procedimentos e normas regulatórias para a aplicação do sistema de gerenciamento de áreas contaminadas do estado de São Paulo.
  • Waltemir de Melo

    Waltemir de Melo: Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Instituição Fundação Cásper Líbero, Especialização em Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas. Gerente de relacionamento com a imprensa na Inform Comunicação (1983), consultor de comunicação corporativa, associado à CWM / Inform (1996), atendendo empresas nas áreas de tecnologia, processos industriais e financeira, CWM Comunicação independente (2001) e passou a atuar como consultoria especializada em nas áreas de Business Continuity Plan (BCP), administração de crises, comunicação de riscos, implantação de programas de sustentabilidade e engajamento de stakeholders.